domingo, 17 de janeiro de 2016

IMPERATRIZ - TARÔ


E hoje Ela chega com soberania e esplendor. Vou falar sobre a Imperatriz!

De todas as cartas do Tarô essa é uma das que praticamente não existe sombras que atrapalham o caminho, pois até quando vivenciamos seu ciclo sem progressão, ainda assim estaremos felizes, satisfeitos e alegres. Aqui a Sacerdotisa, que antes era fechada, desconfiada e introspectiva, descobre um mundo inteiro ao seu redor e se torna uma mulher cheia de si: aberta, confiante e extrovertida.

Somente relembrando uma coisa: não devemos estudar o Tarô de forma etnocêntrica; ou seja, não devemos tentar entende-lo baseado na nossa compreensão de mundo como ele é hoje, mas como era na época em que foi criado. Sendo assim, o estudo deve ser voltado para a forma da sociedade da Idade Medieval. Nessa época as Rainhas tinham como objetivo manter o reino através da geração de herdeiros/descendentes e é daí que extraímos o significado de mantenedora dos bens adquiridos e com um forte poder fertilizador. Se conseguirem entender o papel de cada figura/personagem das cartas dessa forma, não haverá erros. ;)

Simbologia

Sabe todo aquele desejo contido da Sacerdotisa? Então, isso não existe mais com a Imperatriz. A mulher, que é o símbolo da fertilidade e sedução, agora se encontra com roupas mais leves que mostram o adorno do seu corpo, numa alusão de que agora participa ativamente do mundo exterior, da sociedade e daquilo que a cerca. Enquanto está sentada no trono, representando poder e soberania, além do mais elevado status social, os seus pés estão figurados afastados, demonstrando que está pronta para agir. Mas, suas ações são sempre voltadas para a preservação daquilo que se conquistou, pois seu rosto está voltado para a esquerda, símbolo do passado.

Sim, a Imperatriz tem o poder de gerar novas formas de vida e assim o faz - que estaria relacionado ao futuro. No entanto, o seu foco é preservar aquilo que criou para assegurar o bem estar da prole. Por isso, nas ilustrações dos tarôs transculturais (que se baseiam em determinadas culturas para representar os arcanos) a Imperatriz é figurada como Gaia, Ísis e Deméter, por exemplo. As Mães do Mundo.

Note que o trono no qual ela se senta tem o formato de asas, mostrando ideais elevados, e o escudo, emblema de proteção e poder bélico, também está representado com uma águia com as asas elevadas. Esse conjunto simbólico mostra que a Imperatriz possui uma alta compreensão de hierarquia, inteligência e visão clara das coisas. Perceba ainda que assim como o Mago, que segura o bastão com a mão esquerda e a moeda com a direita para canalizar as forças astrais e manifestá-las na vida cotidiana, a Imperatriz segura o cetro com a esquerda e o escudo com a direita. O lado esquerdo é considerado receptivo enquanto o direito é projetor. Portanto, a Imperatriz com a esquerda absorve seu poder do mundo, do seu reino e de suas crenças (visto que o cetro possui um globo e uma cruz, símbolos de domínio e fé, respectivamente) para manifestá-lo com a direita de forma a proteger aqueles a quem ama. Uma mãe sempre está de olho em seus filhos.

As feições da Imperatriz também são mais suaves, ao invés de severas, mostrando compreensão para com seus súditos. Ela sabe de suas limitações, mas sempre deseja promover o bem estar social. Aos seus pés tem-se ainda uma pequena gramínea que cresce num solo fértil, mostrando que o poder fertilizador e de criação dela são infinitos. Pra finalizar, sua coroa que demonstra todo seu poder social possui 12 gemas de pedras preciosas, numa alusão aos signos zodiacais, mostrando toda a temporalidade de seu poder.

Tarologia

Prazer, conservação e criação. Creio que essas três palavras resumem bem o arcano III, mas não é só isso. Enquanto o Mago tenta criar o mundo ideal e a Sacerdotisa tenta compreendê-lo, a Imperatriz está no meio de seu próprio mundo, vivenciando-o a cada instante. Poderíamos dizer que Ela é seu próprio reino e vida. Depois de aspirar e analisar com cuidado seus planos, o que a cerca é exatamente aquilo que ela projeta, pois o mundo se transforma mediante sua vontade. Outro ponto: enquanto a Sacerdotisa é tímida e tem baixa estima, a Imperatriz é expansiva e tem uma super confiança em si com uma grande alta estima.

Novamente temos aqui um arcano que fala exclusivamente da vontade pessoal do consulente. Essa carta fala dessa nossa busca por impor nossa vontade e por isso mesmo é figurada com tantos símbolos de poder e status social. Ela não conta com a interferência de terceiros para a realização de seus planos, apesar de necessitar destes para concretizá-lo. Também não se reporta ao carma. Ou seja, faz parte do grupo de 5 arcanos em que a tônica é a busca por realizar aquilo que sonhamos, idealizamos e planejamos para a nossa vida.

Quando essa carta se apresenta, podemos ter certeza de que nossos planos serão realizados. Entretanto, a Imperatriz busca a realização de seus planos conhecendo bem as limitações que possui. Ela não se utiliza de sua posição social para desmerecer ou agir de forma arrogante e prepotente para com os outros. Mesmo sendo superior, ela sabe que todos somos iguais e por isso age de forma respeitosa e gentil. E assim ela começa a construir seu reino, seu castelo, que futuramente iremos visualizar pronto quando estudarmos o arcano XVI, Torre.

Como já dito anteriormente, a Imperatriz faz o que faz visando seu bem estar, mas também o conforto daqueles a quem ama: sua família. Portanto, o próximo passo a aprender é controlar aquilo que se tem e continuar expandindo o reino, não apenas conservando-o. Se isso não acontece, tudo fica inerte ao seu redor. Nada se expande e nada se contrai. No entanto, ela já alcançou o patamar que queria e se satisfaz com isso. É como quando compramos um carro e estamos bem com ele, não desejando trocá-lo e nem comprar outro, mas apenas realizar as revisões necessárias de tempo em tempo para manter um bom funcionamento do automóvel. É por isso que disse mais cedo que mesmo em seu aspecto “sombrio”, essa carta é bem suave. Mas, ressalto que agir assim, mesmo que não nos prejudique, impede o crescimento pessoal.

Numa pergunta de sim ou não, ela representa o Sim. Se em conjunto com uma carta da corte, no método europeu de se jogar as cartas (que falarei em outro momento), pode representar uma pessoa. É uma carta de uma sagacidade tremenda. Ela é muito inteligente. Mesmo que seja altruísta, ela não é ludibriada facilmente. Sabe do que quer, mas também não vai entrar numa furada. Ou você acha que ela conseguiu estar onde está sendo inocente?

Taromancia

Como já disse, a taromancia não deve ser confundida com a tarologia, pois se corre o risco de uma interpretação errônea, sendo a taromancia a leitura do oráculo e a tarologia o estudo dos símbolos das cartas. A taromancia é como o arcano deverá ser interpretado durante uma consulta de acordo com a questão formulada e com o plano elemental da mesma.

Segue novamente para elucidação: o plano material terá relação com o corpo, ciência, dinheiro, trabalho, posses, casamentos, contratos, Terra; o plano mental com a alma/psique, filosofia, estudos, profissão, intenção, planos, ideias, Ar; o plano sentimental com a alma/emoção, arte, desejos, paixão, sonhos, amor, anseios, Água; e o plano espiritual com o espírito, religião, conceitos, dom, intuição, magia, ocultismo, Fogo.

Vejam a diferença de significação de acordo o plano elemental:
  • Material: realização, prosperidade, sucesso, sorte, promoção, fertilidade.
  • Mental: inteligência, planejamento, sagacidade, perspicácia, criatividade, eloquência.
  • Sentimental: prazer, amor, paixão, sexo, casamento, alegria, carinho, alta estima, sensualidade.
  • Espiritual: fé, magia, harmonia, esperança, compreensão, reflexão sore a vida, proteção.
Também citei outras duas interpretações do arcano de acordo com a Casa que a carta cair dentro de um método pré-definido antes da jogada: a Casa de Conselho ou a Casa Negativa. Com relação ao atributo negativo, a interpretação não deve ser realizada de acordo com o que achamos ruim aos olhos éticos e morais que temos, mas de acordo com o simbolismo contrário do arcano. Exemplo: se a Imperatriz  representa ação e criação, numa Casa de análise negativa ela informará que os caminhos estão fechados e a mente limitada de forma a impedir a concretização dos projetos.


  • Negativo: inatividade, improdutividade, ignorância, desatenção, frieza, desamor, tristeza, prepotência, futilidade, esterilidade, descrença, desinteresse.
  • Conselho: acredite que se está no caminho correto, não mude seus planos, pois assim conseguirá conquistar o desejo do seu coração. Aproveite esse momento que é único e siga em frente sem pestanejar.
Musicalidade

Uma coisa que adoro fazer é relacionar os arcanos com canções. As músicas transmitem sentimento e tem a capacidade de nos transportar para o cerne de determinada questão tão fortemente que facilita a assimilação do arcano.

Portanto, deixo com vocês quatro canções que penso se relacionarem com esse arcano. Caso vocês conheçam outras canções que podem representar a Imperatriz, por favor, sintam-se a vontade de compartilharem nos comentários. =D

PITTY – Desconstruindo Amélia

BEYONCÉ – Run The World (Girls)

RIHANNA – Only Girl (In The World)

LADY GAGA – G.U.Y

Conclusão

A Imperatriz é nossa mãe que nos acolhe, dá carinho, puxa a orelha, sente-se feliz em nos ver feliz. Mas, também é a esposa amorosa, amante insaciável, companheira leal, amiga para todas as horas. E quem disse que também não pode ser a Bruxa maliciosa, professora sábia e avó que mima? A Imperatriz pode ser todas elas e muito mais porque a Imperatriz é praticamente o emblema da Mulher no Tarô.

Quando vemos uma mãe que não sabe nadar, mas pula no rio pra salvar o filho, vemos o poder da proteção da Imperatriz. Quando vemos uma presidente sofrer processo indevido de impeachment, mas continua firme em seus ideais, é quando a Imperatriz mostra sua força. Quando vemos uma artista fazer um álbum incrível, mas ser podada pelos seus produtores e ainda assim dar a volta por cima, é porque essa Imperatriz tem fé naquilo que deseja expressar. Quando vemos uma deusa reinar acima dos outros deuses e ser capaz de dominar a maior força de destruição da Natureza, o raio, é porque ela se tornou a maior Imperatriz que o mundo jamais conheceu!

O poder da Imperatriz é vasto e não se limita exclusivamente às mulheres, mas os homens também podem vivenciá-lo. Vivenciam quando se preocupam com os filhos, cuidam do lar, procuram manter e crescer em seus empregos, são justos, sensuais, mestres, etc.

Enfim, essa é carta muito bela e seu poder de atuação é incrível. Que tal, para esse começo de ano civil, trabalharmos com ela e assim prosperarmos com plenitude e abundância?!


Dallan Chantal

2 comentários: