terça-feira, 19 de janeiro de 2016

TARÔ, Simbologia e Ocultismo - Nei Naiff


TARÔ, SIMBOLOGIA E OCULTISMO (Estudos Completos do Tarô, Volume 1) - Nei Naiff

Já li esse livro há algum tempo e sempre que posso o releio. Posso dizer com toda a certeza que foi a obra que mais me esclareceu a respeito do Tarô: o que ele é, sua história, suas utilizações e estrutura. Um livro incrível!

O autor já trabalha com o oráculo há mais de 20 anos e tem muita propriedade para falar sobre o tema, sendo muito conhecido e renomado mundialmente. A forma como o livro foi escrito também ajuda na compreensão do oráculo, pois o Nei escreve de forma simples e objetiva. A leitura sobre esse tema nunca foi tão fácil pra mim.

Ele começa já esclarecendo, de forma sucinta, algumas terminologias utilizadas no Tarô e já passa para um estudo sistemático e profundo sobre o que é simbologia, como funciona, o porque de utilizarmos, como ele se manifesta, etc. Essa introdução se faz necessária para que se entenda melhor os arcanos e o modo de se estudá-los, que acontece somente no segundo volume da trilogia. Explica também a diferença entre símbolo e arquétipo, informando que dizer arquétipos do tarô é totalmente equivocada.

Fala sobre a estrutura das cartas e suas classificações, ritmos, significação de alguns símbolos específicos, sintomas, etc. Nessa parte do livro ele explica todas as estruturas conhecidas do estudo do Tarô (binária, ternária, setenária, quaternária, decenária) e apresenta a própria estrutura que desenvolveu baseado em todos os seus ano de estudo e que lhe rendeu o mais profundo respeito dos tarólogos do mundo inteiro. Essa estrutura Naiff do Tarô foi a que realmente me auxiliou a compreender todo o complexo simbolismo dos Arcanos Maiores.

Cita também a incongruência entre se estudar o Tarô baseado em outros sistemas oraculares, como, Cabala, Astrologia, Mitologia e Numerologia. Explica que estudar esses sistemas como sendo complementares e de possíveis alusões com os arcanos é válido, mas depender o estudo do Tarô nesses sistemas é incorrer em erro e em nunca conseguir compreender o real significado de cada carta. Fala também da evolução do tarô e suas classificações na história: clássicos, transculturais e surrealistas ou fantasia. Traz também inúmeras referências de museus, bibliotecas e livros do mundo inteiro sobre o Tarô.

Por fim, faz uma apresentação extensa sobre a história do Tarô século a século. São tantos detalhes que é impossível o leitor não entender o quanto algumas historinhas contadas por tanto tempo são inconsistentes. Com isso é possível finalmente concluir que o Tarô não tem sua origem com os egípcios, ciganos, hindus, atlantes e afins, mas que foi gerado na Idade Medieval europeia e que sua primeira aparição foi no século XIV.

O que posso dizer aos interessados no tema e historiadores de plantão? Esse livro é completo e infinitamente foda. Eu mega recomendo e é um dos meus livros de consulta que está à mão para qualquer oportunidade. Ainda mais porque está autografado. Emoticon grin

CAPÍTULOS
1 - Indrodução à Simbologia (Origem e Função, Classificação e Definição)
2 - Estrutura do Tarô (Pesquisa e Teoria, Alfabeto Simbólico, Integração dos 78 Arcanos)
3 - Diagrama da Vida (Estrutura Binária, Estrutura Ternária, Estrutura Setenária, Estrutura Quaternária, Estrutura Decenária, Estrutura Naiff de Tarô)
4 - Ordem no Caos Simbólico (Primeiro Passo, Tarô versus Astrologia, Tarô versus Numerologia, Tarô versus Mitologia, Tarô versus Cabala, Conclusão do Caos)
5 - Gênese do Tarô (Afinal, quem inventou o Tarô?, Século XIV, Século XV, Século XVI, Século XVII, Século XVIII, Século XIX, Século XX, Século XXI)



Dallan Chantal

Nenhum comentário:

Postar um comentário